sábado, 5 de abril de 2008

Despedidos!












O Jornal desportivo "Record" vai despedir colectivamente 11 trabalhadores. A notícia é avançada pelo DN, e lamenta-se!
O DN conta que a decisão foi tomada por Alexandre Pais, director do título, que identificou os nomes das pessoas a deixarem o jornal e os comunicou à administração, sabe o DN.
Alexandre Pais enviou um e-mail aos trabalhadores do jornal, em que justifica estas saídas devido a uma reestruturação. "Decidiu a administração do Record no âmbito de um processo e reestruturação reduzir para 123 o número de trabalhadores afectos à redacção, pelo que procedi, de acordo com a minha consciência e com o que julgo ser o interesse dos leitores (O INTERESSE DOS LEITORES??? O QUE É QUE UMA ADMINISTRAÇÃO DE UM JORNAL SABE SOBRE O INTERESSE DOS SEUS LEITORES???) e, como sempre tenho feito, sem olhar a simpatias ou antipatias pessoais, à difícil escolha desses 123 profissionais e, portanto, também à daqueles que não integrarão no futuro a equipa que faz o jornal".
Nuno Coelho, editor internacional; Céu Freitas, repórter que seguia a selecção; João Cartaxana, redactor principal; Hélio Nascimento, ex-chefe de redacção; José Luís Pereira, ex-editor Norte; Luís Quaresma Costa, jornalista Internet; Pedro Gonçalves dos Santos, jornalista do futebol nacional; Carlos Patrão, repórter fotográfico; Paulo Gonçalves, do arquivo, Marcelo, da secretaria, e Filomena Morais, da paginação, são as 11 pessoas a despedir.
Segundo a legislação em vigor, existem três motivos para uma empresa poder recorrer à figura jurídica do despedimento colectivo: encerramento definitivo da empresa, encerramento de uma ou várias secções, ou redução do pessoal determinada por motivos estruturais, tecnológicos ou conjunturais. Esta última pode ser a justificação utilizada pelo jornal, já que a baixa nas vendas é considerado um factor conjuntural.
Ou seja: Está cada mais faci despedir.
Um abraço de solidariedade à Ceu Freitas, que conheço e considero uma excelente profissional.

Nenhum comentário: