domingo, 27 de abril de 2008

A casa da democracia à distância de um clique












A actividade parlamentar está a tornar-se mais acessível à sociedade civil.
O novo site sobre o funcionamento da Assembleia da República, é uma feliz iniciativa conjunta da SIC, Rádio Renascença (RR) e ‘Expresso’.

"Parlamento Global’ é um projecto multimédia que arrancou na internet e que tem como “objectivo dar visibilidade aos assuntos políticos, levando a actividade do Parlamento à sociedade civil”.
Para gerir e alimentar o site foi criada uma mini-redacção em São Bento, liderada pela jornalista da SIC Anabela Neves e onde estão a trabalhar também Dina Soares, da RR, e outros quatro jornalistas contratados especificamente para o projecto.
No ‘Parlamento Global’, os internautas têm acesso às biografias dos deputados, filmadas em vídeo com os próprios a se apresentarem, a contarem como foram parar à política e o que fazem nos tempos livres. No total, estão disponíveis 201 vídeos e, como explicou Anabela Neves, a coordenadora do projecto, só 29 deputados não aceitaram participar. NOTA: já agora, seria interessante saber porquê????
Os mais novos também podem começar a ter contacto com a política no ‘Parlamento Global’. A zona infantil é dedicada inicialmente ao Parlamento e para o arranque foi escolhido o tema ‘Um dia na vida do Parlamento’, que consistenumavisitaguiadaa crianças à Assembleia. O presidente, o socialista Jaime Gama, foi o escolhido para explicar aos mais novos como funciona a Assembleia da República.
O site está disponível em: www.parlamentoglobal.pt

Nenhum comentário: