segunda-feira, 26 de maio de 2008

Manuel Sousa Casimiro
















Manuel Sousa Casimiro foi durante 52 anos uma força da natureza. Não admira por isso que amasse tanto a vida.
Comunicador nato, é talvez um dos homens que mais sabia de rádio neste país.
Sousa Casimiro deixa um legado e uma página de história escrita da comunicação social de Abrantes, da região e do país. Fundador, director, locutor, comercial, jornalista, o rosto visível da Rádio Antena Livre, a pioneira das rádios locais.
Mais tarde, foi fundador e director da Rádio Portalegre.
Um brutal acidente acaba de lhe ceifar a vida. Partiu sem anunciar. Despedaçou-nos!

Com a morte de Sousa Casimiro desaparece uma das figuras de referência na História – ainda recente - das rádios privadas em Portugal.
O Casimiro era, sempre foi um líder.

O Casimiro foi meu mestre. Devo-lhe muito do que sei sobre comunicação. Devo-lhe quase tudo do que sou hoje profissionalmente. Foi com ele que aprendi a trabalhar com paixão, mas sempre com rigor e respeito pelo público.
Obrigada Manel

4 comentários:

Anônimo disse...

É verdade! O pouco que privei com ele, transmitiu-me aquilo que realmente se deve ter quando se trabalha em rádio... PAIXÃO!! Era apaixonado pela rádio!
Lembro-me quando estava a fazer emissão e ele ligava para dar conselhos sobre a melhor maneira de dizer determinadas frases.
O Sousa Casimiro era um mestre e nasceu para a rádio!
Manuel onde estejas, para mim, serás sempre um grande SENHOR da rádio!

Carla Sofia

Anônimo disse...

É Verdade o Manuel Sousa Casimiro o pioneiro das Rádios Locais, deixou-nos fisicamente mas espiritualmente ele está e estará sempre presente, a mim ele também me ensinou muita coisa sobre a rádio.
Amigo onde quer que estejas, Obrigado por tudo.

Anônimo disse...

Conheci o Sousa Casimiro (um privilégio para mim))nos primórdios da RAL ou melhor daquilo que viria a ser a Rádio Antena Livre! Com a antena às costas de lado para lado, lá ia fazendo "rádio pirata" de qualidade nos tempos da ilegalidade! Foi pioneiro, lutou pela sua grande paixão que era a rádio, muitas vezes relegando para segundo plano o seu bem estar! Contudo o bem estar deste Homem era a rádio e aí foi um SENHOR, pena é que não lhe tenham dado o devido valor na terra que o viu nascer. Talvez agora se lembrem do Sousa Casimiro...como sempre tarde demais!
Sousa, eras um génio...e os génios não "morrem"!
Até sempre e obrigado.
Um amigo "anónimo" porque de nomes estava o Sousa Casimiro farto!

Anônimo disse...

Casimiro, para alem do grande profissional que eras, eras tambem um grande AMIGO!!!Grandes e divertidas viagens fizemos, Casimiro!!! Tinhas sempre uma anedocta, uma história para nos alegrar... e sempre um ombro amigo quande nele necessitávamos. HOMENS como tu não morrem. Acredita que estarás sempre bem presente no meu coração. Até sempre Casimiro!!!