domingo, 19 de abril de 2009

Maior carrilhão do mundo será instalado no Tramagal, Abrantes


A Fundação Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO) anunciou hoje a construção do "maior carrilhão itinerante do mundo e o primeiro da Península Ibérica", o 'Lusitanus', num investimento que rondará os 300 mil euros.
Composto por 63 sinos e com um peso bruto de 12 toneladas, o 'Lusitanus', que está a ser construído na Holanda, "faz parte de um objectivo que é o de fazer chegar a música dos sinos a todos os cantos de Portugal e do mundo", sendo transportado em digressão por camião.
Segundo disse o responsável, que hoje apresentou o projecto em Tramagal, sua terra natal, o objectivo imediato é "angariar mais alguns apoios e patrocínios" e "criar uma escola internacional de música, com especial destaque para o ensino do carrilhão e do orgão".
"Queremos aqui sediar a Fundação, a escola e o carrilhão itinerante, uma vez que a localidade está bem situada geograficamente, a autarquia demonstrou interesse em apoiar o projecto e também pelo entusiasmo demonstrado pelas grandes escolas mundiais de carrilhão em ver Portugal como novo centro de divulgação do carrilhão", referiu.
"Estamos preparados para fazer de Portugal a porta de entrada europeia para os cursos e mestrados de carrilhão e temos também já tudo negociado para assinar os protocolos necessários ao intercâmbio de alunos e professores de todo o mundo", afirmou Alberto Elias.
A apresentação do projecto foi conduzida por Ana Elias, que possui mestrado de carrilhão agregado ao ensino, tendo agradado aos responsáveis autárquicos por ser uma ideia "ousada, interessante e invulgar".
Mário Rui Fonseca - Agência Lusa

Nenhum comentário: