quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Via Verde Coronária e de AVC

O ministro da Saúde anunciou hoje, 2 de Agosto, que o sistema "Via Verde Coronária e de Acidente Vascular Cerebral", já em funcionamento no Algarve, deverá cobrir todo o país no primeiro trimestre de 2008.

De acordo com António Correia de Campos, falta accionar no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) uma unidade de internamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), prevista para Outubro, seguindo-se o Alentejo, onde já há unidades instaladas, e progressivamente o resto do país.

O objectivo é que as pessoas que apresentem sintomas de AVC ou enfartes agudos de miocárdio liguem para o número nacional de emergência (112), em vez de se dirigirem a uma unidade de saúde.

Assim, o INEM intervém desde logo no diagnóstico e possibilita um eventual tratamento pré-hospitalar, encaminhando o doente para os hospitais com unidades especializadas no tratamento de enfartes e AVC.


"Se os sintomas demorarem cinco minutos é ligar logo para o INEM e não ficar a ver se passa", avisa, precisando que os sintomas de AVC são a perda de força num braço, a boca "ao lado" ou dificuldade em falar. Os sintomas de enfarte são dor no peito, suores frios e/ou vómitos.

Comentário: Na prática talvez não resulte. Em muitos casos, a vitima ou quem está por perto não se apercebe dos verdadeiros sintomas de AVC. Por exemplo: nos diabéticos os sintomas de AVC são diferentes. Aconteceu com o meu pai há oito dias. Queixava-se de uma dor na zona do estomago.

Nenhum comentário: