quinta-feira, 9 de agosto de 2007

ai estes ingleses!!!!





Os ingleses acham-se superiores. Não é de agora. Já vem de longe. São irritantes!

é o Editorial de hoje do D.N.

"Faz amanhã cem dias que Madeleine McCann desapareceu. E continua sem se saber nada de concreto. Nesta história, os meios de comunicação social têm um papel difícil. Sobretudo em Portugal.

Para obter a informação que o seu público - e a curiosidade deste - lhes exige, têm de furar. Usar fontes da Polícia Judiciária, divulgar dados oficiosos que sabem não serão confirmados oficialmente. Neste processo tudo se baseia em duas relações de confiança: dos jornalistas que confiam nas fontes e dos leitores que confiam nos jornalistas.

É fácil perceber que esta situação não agrade aos jornalistas ingleses. Estão num país estranho. E estão habituados a que a polícia divulgue a informação que tem. A que oficialmente diz que não tem também não costuma aparecer nos jornais do dia seguinte. A polícia inglesa, que tem colaborado com a portuguesa, nunca teceu uma crítica e nunca houve, desse lado, nenhuma fuga.

Já mais difícil é compreender a interpretação que os jornais ingleses - dos tablóides aos sérios - dão deste processo. Dizem eles que os portugueses tomaram um lado e que esse é o lado da polícia contra os McCann. Chegaram mesmo a falar em "difamação" e "conspiração" contra o casal.

Ora, isto não faz sentido. Num caso destes, em que nada se sabe, todos são suspeitos. Os meios de comunicação social limitam-se a dar informação das mais recentes investigações da PJ - qualquer que seja o caminho que elas apontem. Ou seja, os meios de comunicação social têm trabalhado o melhor que conseguem num ambiente difícil".

Nenhum comentário: