terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Internet matou o Jornalismo?







“Blogues, Twitter, Facebook, Ipad são palavras que entraram de rompante no nosso tempo. A Internet multiplicou as possibilidades das pessoas comunicarem. Grande parte da informação que recolhemos destas novas fontes é obtida sem a mediação dos jornalistas. Coincidência ou não, o aparecimento das novas tecnologias agravou a crise da comunicação social e sobretudo dos jornais. Os grupos de comunicação multiplicam iniciativas nesta rede global, mas não conseguem encaixar o seu modelo de negócio nela. Previsões dão os jornais como mortos num futuro próximo. Será que a Internet matou o jornalismo? Ou pelo contrário, a Internet é uma força revolucionária que torna os cidadãos sujeitos em vez de espectadores e o que está em causa são os grandes grupos de comunicação que só pensam em negócio e esqueceram-se dos valores do jornalismo?
Estas são algumas das questões que pode aprofundar num debate que se vai realizar a 20 de Outubro com a colaboração do Chapitô e do Sindicato dos jornalistas.”

Debate promovido pelo Sindicato dos Jornalistas e o Chapitô

Oradores:
Daniel Oliveira – Bloguer “Arrastão”
Filipe Caetano – Editor do site TVI 24
Nicolau Santos – Director-Adjunto do Semanário Expresso
Moderador: Nuno Ramos de Almeida – Sindicato dos Jornalistas

Um comentário:

Vera Inácio disse...

Em duas palavras: Não acredito.
O jornalismo de impensa, o papel, o jornal e o cheiro de abrir um pela manhã vai continuar a existir. O jornalismo de imprensa caminha de mãos dadas com a rádio e este casal é como os gatos... só ainda não conseguimos perceber quantas vidas têm eles afinal... porque ao longo da história as ameaças foram incontáveis, mas eles continuam cá.
Um beijo e abraço,
continuação de bom trabalho*