
Um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, Porto, conclui que os rostos exibidos nas fotos dos diários portugueses tendem a ser cada vez mais sisudos.
Comparando as 204.452 fotos analisadas, entre 2003 e o final de 2007, com as 19.342 examinadas dos primeiros seis meses deste ano, «constata-se uma diminuição na frequência e intensidade do sorriso». Isto é, «a face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior é substituído pelo sorriso fechado», acrescenta o texto.
No universo das fotografias analisadas, verificou-se, também, que a expressão facial de emoções negativas «é mais frequente e intensa» do que a de emoções positivas.
Outra conclusão é a que de as mulheres sorriem mais que os homens, independentemente da idade.
A este propósito, analisei as fotografias das capas dos jornais diários: Diário de Notícias; Público; Correio da Manhã; Jornal de Noticias e Diário Económico, entre os dias 17 e 31 de Julho. Encontrei 12 sorrisos, dos quais:
Correio da Manhã – 4 sorrisos: Carla Pinto, Isménia (ex de Nuno Gomes), elemento do “gang” da Abrançalha (muito sorridente o moço), Cristiano Ronaldo, Catarina Furtado, e o jogador Aimar
Diário de Noticias – Hugo Chavez (2 capas), José Sócrates, Gonçalo Amaral, Obama, Luís Filipe Menezes e sua santidade o Papa;
Jornal de Notícias – Gilberto Madaíl, Hugo Chavez e José Sócrates;
Diário Económico – Pires de Lima.
O Jornal “Público”, neste período, não publicou fotografias com gente sorridente
3 comentários:
Isso só confirma o trabalho feito pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto. É um trabalho pioneiro e excelente... e vai até 2013!
Isso só confirma o trabalho feito pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto. É um trabalho pioneiro e excelente... e vai até 2013!
De facto, o trabalho científico do Prof. Freitas-Magalhães (vi-o, há dias. na RTP) é pioneiro a nível mundial! Esse é um dos muitos estudos que já realizou. Parabéns. E é português!
Postar um comentário