sábado, 2 de agosto de 2008

Há cada vez menos rostos sorridentes nas capas dos jornais












Um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, Porto, conclui que os rostos exibidos nas fotos dos diários portugueses tendem a ser cada vez mais sisudos.
Comparando as 204.452 fotos analisadas, entre 2003 e o final de 2007, com as 19.342 examinadas dos primeiros seis meses deste ano, «constata-se uma diminuição na frequência e intensidade do sorriso». Isto é, «a face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior é substituído pelo sorriso fechado», acrescenta o texto.

No universo das fotografias analisadas, verificou-se, também, que a expressão facial de emoções negativas «é mais frequente e intensa» do que a de emoções positivas.

Outra conclusão é a que de as mulheres sorriem mais que os homens, independentemente da idade.

A este propósito, analisei as fotografias das capas dos jornais diários: Diário de Notícias; Público; Correio da Manhã; Jornal de Noticias e Diário Económico, entre os dias 17 e 31 de Julho. Encontrei 12 sorrisos, dos quais:

Correio da Manhã – 4 sorrisos: Carla Pinto, Isménia (ex de Nuno Gomes), elemento do “gang” da Abrançalha (muito sorridente o moço), Cristiano Ronaldo, Catarina Furtado, e o jogador Aimar
Diário de Noticias – Hugo Chavez (2 capas), José Sócrates, Gonçalo Amaral, Obama, Luís Filipe Menezes e sua santidade o Papa;
Jornal de Notícias – Gilberto Madaíl, Hugo Chavez e José Sócrates;
Diário Económico – Pires de Lima.
O Jornal “Público”, neste período, não publicou fotografias com gente sorridente

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso só confirma o trabalho feito pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto. É um trabalho pioneiro e excelente... e vai até 2013!

Anônimo disse...

Isso só confirma o trabalho feito pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto. É um trabalho pioneiro e excelente... e vai até 2013!

Anônimo disse...

De facto, o trabalho científico do Prof. Freitas-Magalhães (vi-o, há dias. na RTP) é pioneiro a nível mundial! Esse é um dos muitos estudos que já realizou. Parabéns. E é português!