sábado, 28 de fevereiro de 2009

A nova arma da Comunicação










No congresso do PS, os jornalistas estão a ser informados por SMS. Cristina Figueiredo, jornalista do Expresso, escreve no site do jornal que: “Já não há desculpa para falhar aqueles momentos que dão notícia. A organização do XVI Congresso do PS envia constantes sms aos jornalistas.
É a "política ao minuto" que Barack Obama banalizou na campanha para as presidenciais norte-americanas e que, está visto, José Sócrates se prepara para usar e abusar neste intenso ano eleitoral.
As novas estratégias comunicacionais são já, de resto, uma das marcas deste Congresso, o primeiro de um partido político português a reservar um espaço físico para os bloggers e que promove, logo à entrada do pavilhão polivalente de Espinho - onde decorre - o site www.socrates2009.pt , uma aposta do candidato a primeiro-ministro na intercatividade com os eleitores.”




E já agora, também por cá se soube das novidades da manhã por SMS 

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Evidências







O homem "não é um animal investigador. Adora o óbvio. Evita explicações." Venera condenações.Joseph Conrad

É uma pena observar o quanto este pensamento é tão actual e se aplica em circunstâncias tão presentes.
Amén!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

E se lhe oferecessem um gratuito em Abrantes?













As aquisições e as fusões têm vindo a marcar o sector de media em Portugal. Pelo caminho surgem novos projectos televisivos, lançam-se sites renovados, a imprensa gratuita emerge e definem-se estratégias de reforço de posição dos players.
De acordo com o “Obercom” (Observatório da Comunicação), “os jornais gratuitos disponibilizam a mesma frequência editorial dos jornais pagos, uma distribuição mais barata e um público-alvo extremamente desejável.”

Os jornais gratuitos são muito mais do que um balão de oxigénio para o negócio da imprensa. Podem ser um factor positivo de motivação para os jornais pagos e um estímulo para o leitor.
Com respeito pelos jornais posicionados no mercado, mas estava aqui a pensar se um jornal gratuito em Abrantes resultaria ou não.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Olha a sarjeta...









"O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, foi surpreendido ao início da tarde com um fax do Ministério Público no qual era dado um prazo à autarquia para retirar o conteúdo sobre o computador Magalhães, que fazia parte do "Monumento", e onde apareciam mulheres nuas no ecrã do portátil. “Achamos que pela primeira vez após o 25 de Abril temos um acto de censura aos conteúdos do Carnaval de Torres”, lamentou o responsável, em declarações à Antena 1.(...)
Carlos Miguel acrescentou que “o que existe é uma sátira ao computador Magalhães com um autocolante que se pressupõe que seja o ecrã” do portátil e onde é visível uma pesquisa no Google com a palavra-chave "mulheres". Por isso, não entende o pedido para o retirarem do Carnaval e entregaram mais tarde ao tribunal judicial o autocolante."

Este é um excerto da notícia publicada no portal do "Público". O que eu não li na noticia foi a informação suplementar dando conta de que o Ministério Público actuou, não a seu belo prazer, na seqência de uma denuncia de uma cidadã (certamente senhora púdica) de Torres Vedras. É pena, porque o Direito é complexo e não está ao alcance do conhecimento de todos.
À atenção do mensageiro!


Vai de lá, não faltará quem já ande por aí a escrever que a censurazita carnavalesca tem punho governamental.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cavaco Silva no Tramagal







O Presidente da República veio a Tramagal na 6ª feira.
Cavaco Silva arrancava a sua segunda jornada do Roteiro para a Juventude, dedicado ao associativismo, arte e cultura, e que começou com esta deslocação à vila do Tramagal, onde veio conhecer a associação CISTUS, com forte cunho cultural, mas também social e de intercâmbio juvenil a nível internacional.
E Cavaco disse: “Não é só o empreendedorismo empresarial que faz o país crescer, mas também o social, cultural e ambiental. Por isso, avisou: "sem empreendedores em todas as áreas Portugal não conseguirá vencer a crise, criar riqueza ou vencer o desemprego".
E disse mais: "Pretendo chamar a atenção dos portugueses para o que se pode conseguir com o envolvimento dos jovens na vida da sociedade. O meu objectivo é mostrar bons exemplos de associações que são escolas de educação cívica, que contribuem para criar novos horizontes nos jovens. Mas também servem como difusores da cultura em zonas rurais e proporcionam a interacção entre gerações", realçou o Presidente.
"É um trabalho de voluntariado que vale a pena" e que "contribui para a aquisição de competências para enfrentar a vida que nos tempos que correm não está fácil", afirmou Cavaco, para elogiar o empreendedorismo dos jovens.
Por isso, Parabéns Tramagal, incobadora de projectos culturais.
Parabéns CISTUS, pelo exemplo e pelo trabalho realizado.


Foto: Sá Baio.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Balão...











...de oxigénio. Em tempo de crise, e quebra nas vendas, é como o caso Freeport está a funcionar para alguma imprensa, revistas cor-de-rosa incluidas.
A análise de audiências não mente.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Para quem se interesssa por História...







Terça-feira, 3 de Fevereiro,às 18h30, a Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, será palco da apresentação do livro "1509 - A Batalha que Mudou o Domínio do Comércio Global", com a presença dos autores Jorge Nascimento Rodrigues e Tessaleno Devezas, com introdução pelo historiador Candeias da Silva. Esta intervenção será subordinada ao tema "De Abrantes a Diu: D. Francisco de Almeida e a génese da globalização", sendo alusiva a um tema da História universal que está nas origens da globalização e à figura de um abrantino, protagonista da História de Portugal e do mundo.