terça-feira, 18 de março de 2008

Justiça?






















Há dias em que vale a pena ler editoriais. Foi o caso de hoje, no DN
"A desconfiança dos cidadãos na Justiça é alimentada pelo acumular de pequenos episódios como o ocorrido este fim--de-semana com o taxista do Porto, motorista profissional há 20 anos, que ao início da noite foi posto em liberdade, com a carta de condução na carteira, apesar de algumas horas antes se ter posto em fuga após ter atropelado quatro crianças na passadeira.
Esta história é triste vista de qualquer ângulo.
Há duas crianças no hospital, uma das quais entre a vida e a morte e com a sua identidade devassada - um canal de televisão não se inibiu de mostrar, sem qualquer pudor, uma fotografia dela contorcendo-se no chão da passadeira.
Há um taxista em liberdade, depois de ter passado na esquadra da PSP de Campanhã a cumprir as formalidades: foi identificado, pagou uma multa de 500 euros e submeteu-se a um teste da alcoolemia, tendo ainda a sua privacidade respeitada pela Comunicação Social, que não revelou a sua identidade.
Não há dúvida de que a lei foi cumprida. Mas não podemos deixar de nos interrogar sobre que justiça é esta em que o motorista que atropelou na véspera quatro crianças na passadeira pode andar, no dia a seguir, ao volante do seu carro de praça."

4 comentários:

João Baptista Pico disse...

Uma injustiça não termos sabido mais do investigador americano Todd Gitlin, sobre a asfixia da cidadania pela informação e com a manipulação de agências de informação sobre "avençados"...
Creia que fiquei com água na boca, depois de andar a ler o Paul Moreira do Canal Plus " As novas censuras - nos bastidores da manipulação da Informação", da Europa-América...

Anônimo disse...

Eheheheh MIGA, o sr. Pico já faz comentários no teu BLOG LOL.....
Bjokas

João Baptista Pico disse...

Os 3 comentários saíram inadvertidamente, pois pensei que algo tinha falhado nos dois primeiros. É essa a explicação para os 3 comentários numa assentada.
O caso da palestra de Todd Gitlin interessava-me e nunca consegui pesquizar em parte alguma ou nos jornais...
Finalmente, acho que a amiga ou o amigo do 4º comentário pela surpresa manifestada deve achá-la uma adepta da misantropia, o que não me pareceu corresponder ao perfil exposto no seu blogue.
Sem complexos lho digo...Desculpar-me-á a frontalidade, que é uma coisa que alguns por Abrantes não suportam em mim...
Boa Páscoa!

Anônimo disse...

Peço desculpa, não percebi que se tratava de um só comentário.
Os Blogs são espaços de liberdade individual, com abertura a todos os comentários. Sem isso, não fariam sentido.
Portanto, sinta-se sempre à vontade para deixar os comentários que entender. Será bem-vindo.
Cumprimentos