quarta-feira, 12 de março de 2008

Investigador americano fala de democracia e jornalismo













O docente do famoso departamento de jornalismo da Universidade de Columbia estará esta sexta-feira na Universidade Fernando Pessoa a falar sobre o pernicioso efeito dos "media" na saúde das democracias.
Segundo a edição on-line do Jornal "Expresso": "Todd Gitlin não confia nos "media" como instrumento de informação dos cidadãos. Bem pelo contrário, o investigador acha que o jornalismo está a deformar a relação das pessoas com o sistema político". (também acho)
"Todd Gitlin deu à sua palestra o sugestivo título de "Jornalismo desmoralizado e democracia em queda: notas sobre o Carnaval americano", onde desmonta (e desmente) a ideia de que mais informação é igual a maior participação cívica. Bem pelo contrário, diz Gitlin, o formato do sistema mediático apela a atitudes passivas por parte das audiências, conduzindo ao menor envolvimento dos cidadãos na vida política".

"As Jornadas Internacionais de Jornalismo da UFP têm por tema central "O Jornalismo e a Democracia Representativa" e encerram com um painel onde se discute a relação dos jornalistas com os políticos (estando programada a presença do líder do PSD, Luís Filipe Menezes). Mas o líder do PSD já não chegará a tempo de ouvir especialistas de marketing debater os conflitos e as cumplicidades entre os jornalistas e os assessores dos políticos, num painel ao início da tarde". (o que se lamenta, obviamente)

Nenhum comentário: