quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Vêm aí os franceses







Calma!
Desta vez, eles trazem boas intenções e sapatos.

A 24 de Novembro o General Junot vai voltar a Abrantes. É a evocação dos 200 anos da chegada das tropas francesas à então vila de Abrantes, que aconteceu em 23 de Novembro de 1807. Nessa data, Junot “estacionou” a vanguarda em Abrantes e ordenou ao juiz de fora, José Macedo Ferreira Pinto, que arranjasse “12 mil rações e 12 mil pares de sapatos”. Perante o facto, a história diz que Abrantes pediu às terras vizinhas que fizessem a maior quantidade possível de sapatos, tendo “os sapateiros trabalhado todo esse dia e noite e a população dado os sapatos que tinha para uso”.
No dia 24 será criada no Centro Histórico a envolvência alusiva à época, de forma a “Viver o tempo das Invasões”, através da reconstituição histórica da passagem das tropas francesas por Abrantes, com a recriação de alguns dos momentos chave (14h00). A iniciativa organizada pela Câmara Municipal, com a colaboração do Abrantes Fórum (Centro Comercial de Ar Livre) inclui um mercado à moda antiga que começa por volta das 10.30 h e contará com a presença de figurantes, da comunidade escolar, de grupos folclóricos do concelho, associações, grupo de teatro “Palha de Abrantes” e ainda a participação da Escola Prática de Cavalaria de Abrantes.
Nestes dois dias vai também decorrer o Festival “Ao pé da Arte” que é um desafio lançado às escolas em que estas são desafiadas a fazer sapatos criativos que poderão servir para, nos dias do evento, decorar as montras e o Centro Histórico de Abrantes.
Integrado no programa, a Biblioteca António Botto vai apresentar uma exposição alusiva aos 200 anos das invasões francesas.Para ver até 4 de Janeiro.

Nenhum comentário: