Fonte: Jornal "O MIRANTE"
Abrantes abre Via Verde para o desenvolvimento empresarial
Desburocratizar procedimentos e agilizar processos que levem ao desenvolvimento económico do concelho é o principal objectivo da Via Verde, um instrumento disponibilizado pela Câmara de Abrantes aos empresários que pretendam investir no concelho.
Os investidores que pretendem investir no concelho de Abrantes têm, desde dia 8 de Janeiro, caminho aberto para concretizar os seus intentos de forma mais célere. Nomeadamente no que diz respeito aos necessários procedimentos administrativos (como licenças) junto da autarquia local. A Via Verde, como se chama o novo instrumento, é uma espécie de via prioritária que escapa à burocracia administrativa. Porque construir um muro não é a mesma coisa que construir uma empresa ou um empreendimento hoteleiro, como disse o presidente do município, Nelson Carvalho (PS), durante a apresentação deste e de outros projectos do município, a câmara decidiu diferenciar os procedimentos.
Sob o lema “o que é diferente deve ser tratado de modo diferente”, Nelson Carvalho deu à plateia que enchia o auditório do edifício Pirâmide exemplos concretos de como funciona a Via Verde. Imagine que é um empresário e que pretende instalar uma unidade industrial no concelho. Quando inicia o processo na câmara ele é encaminhado para o gabinete de apoio ao investimento (criado também agora), que passa a fazer o acompanhamento do projecto, sinalizando-o com carácter prioritário.
“Esse pedido de licenciamento de investimento passa a estar num dossiê verde para não ser esquecido numa gaveta ou debaixo de outros documentos”, salientou o presidente do município, adiantando que a cor verde indica que o assunto é prioritário, passando o dossiê a figurar no cimo da lista de licenciamentos a analisar pela autarquia. Segue-se então a respectiva análise técnica do projecto e restantes fases do procedimento administrativo, sempre com acompanhamento do gabinete de apoio ao investidor. O objectivo final é que, em termos de instalação de empresas no concelho, os prazos administrativos sejam reduzidos em 50 por cento relativamente aos prazos considerados hoje “normais”.
Cooperar para desenvolver
Em simultâneo foi também formalmente aberto um directório empresarial on-line. O vortal empresarial do concelho disponibiliza várias informações úteis aos investidores, nomeadamente loteamentos industriais, formulários e requerimentos para candidaturas à instalação de empresas no parque industrial de Abrantes. Há ainda um formulário para empresas que Nelson Carvalho quer o mais alargado possível, solicitando aos empresários presentes que inscrevam ali a sua empresa, de modo a tornar o portal – que chamou de canal aberto de negócios - na “montra empresarial do concelho”. Os instrumentos agora disponibilizados pela Câmara de Abrantes servem, segundo o presidente do município, para “facilitar a vida” às empresas e contribuir para o aumento da competitividade do território.
Nenhum comentário:
Postar um comentário