domingo, 7 de janeiro de 2007

as elites também se abatem

O detentor da Taça de Portugal, actual Campeão Nacional, foi esta tarde afastado da competição, curiosamente com a equipa que o Abrantes Futebol Clube venceu no último jogo de 2006 e que é candidato ao título da 2ª D do Campeonato Nacional: o Atlético Clube Portugal.
A derrota do Porto não ne deixa em euforia. Aliás, pouco me importa. E, reconheço-lhe mérito no avanço que leva na I Liga (sem discussão).
O que me motiva para este post é ver que no futebol as elites também se abatem. E isso deixa espaço para ainda acreditarmos que há mais vida no futebol para além das carolinas salgado, dos apitos dourados, dos josés veigas e companhias limitadas.
Nas declarações que se seguiram, transmitidas pela TSF, ouvi um treinador da equipa vencedora (cujo nome já nem me lembro) que marcou pela diferença o status quo das conferências de imprensa a que, eu e muitos milhares, estamos habituados a ouvir.
Marcou pela humildades e disse o que tinha a dizer, sem ataques ao adversários e sem o rabo preso a algum escândalo do momento.
Jesualdo Ferreira segui-lhe o rasto. De cabeça baixa, confessou-se envergonhado e pediu desculpa.
O futebol é um desporto tão bonito que, com atitudes como estas, ainda nos pode deixar uma luz ao fundo túnel. Tem de haver qualquer coisa positiva para além do nojo dos escândalos do nosso futebol.

Um comentário:

fernanda disse...

Tem razão! Faltou-me essa referência.
Obrigada pelo comentário.