quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A cadeira das memórias




Hoje, na Cadeira (agora tem um nome pomposo: Unidade Curricular) de Atelier de Comunicação, o Professor Eduardo Pinhão fez uma incursão sobre a história da Rádio em Portugal. Obrigatóriamente falou-se do 25 de Abril e das senhas que passaram na Rádio. Aliás, sem Radio não teria havido revolução, provavelmente. Aproveitou-se para se abordar o domínio do Estado Novo sobre a imprensa e o período de nacionalizações que se seguiu após 74.
Não pude deixar de sorrir com os comentários dos meus jovens (muito jovens) coleguinhas de carteira. Uma referiu-se a Oliveira Salazar como o então Presidente do Governo, "obrigando" o jovem docente da unidade curricular (profissional de rádio) a contar a história da cadeira, da qual Salazar havia caído uns anos antes. Outra só consegiu associar a revolução aos cravos.
Em resumo, eles não sabem o que foi a ditadura. Provavelmente não têm noção do valor da liberdade. Ainda cá não estavam, é certo. Mas, a revolução não deveria pertencer à memória colectiva?
De quem é a culpa?
Até onde é que vão os programas da nossa história de Portugal?
Os paizinhos não têm memória?


Nota à parte:
Yupiiii! Já consigo incluir os links nos post.
Obrigada pela ajuda ao Nuno Gil
http://nunogil.blogspot.com/
Obrigada pela ajuda ao António Almeida
http://www.preca.blogspot.com/

Não deixa de ser curioso que: quando precisamos de ajuda, os que convivem connosco no dia-a-dia estão sempre demasiadamente ocupados; os que estão "distantes" e mal nos conhecem, disponibilizam-se de imediato. Mas ainda bem!!! Fico contente e estou ao vosso dispor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa lá o reparo... Tu lembras-te da ditadura?! Eu sou mais ou menos da tua idade e não me lembro...
O q sei da ditadura é por curiosidade, não por experiencia... Felizmente...

fernanda disse...

Não vejo reparo algum no teu comentário. é um comentário, apenas isso. Não me "reparas-te" em coisa alguma. Lembro-me de muitos traços da ditadura, sim. O teu pai não esteve no ultramar? o meu esteve. Os adultos da tua familia podiam protestar e dizer o que lhes aprovia? Os da minha, não. Alguns até estiveram presos por isso.Tinhas televisão,frigorifico ou máquina de lavar em casa, antes do 25 de Abril? Na minha não havia. Passou a haver depois. Pois! Pode não parecer mas está tudo relacionado. Lembro-me muito bem que era a vida em casa dos meus pais antes do 25 de Abril. Por isso, lhe dou tanto valor.

António Almeida disse...

a culpa é dos pais e dos professores...
talvez não seja dado a importância que o acontecimento merece, pois há um programa para cumprir e o tempo não abunda.
procuro, na data da celebração, dar algumas ideias aos mais novos e consolidar informação junto dos mais velhos, mas nem sempre se consegue.

comentário à nota à parte
sempre que precisares e eu conseguir... ajudo!