sexta-feira, 20 de abril de 2007

Figura da semana - Mia Couto


Já não tenho na memória o ano.

Sei que foi na década de 90.

Em Abrantes corria o "Festival do Imaginário" - tudo o que é bom, acaba - na agenda puseram-me uma entrevista a um escritor moçambicano que iria passar no Festival. Nos últimos anos a actualidade prendia-me mais e o tempo era muito pouco para esse tipo de leitura. Repisquei uns dados sobre o autor e lá fui.

Ouvi-o absolutamente deslumbrada. A forma como falou, aliás sempre fala, da sua África, tocou-me. Silêncio profundo no auditório. O tempo parecia ter parado. Teria ficado dias a escuta-lo. Não foi possível. Mas nos anos que se seguiram não mais consegui deixar de o ler.
Lembro-me que, dos jornalistas presentes, apenas eu me aproximei para a entrevista. Ainda hoje a tenho na memória.
Que singeleza!
Que sabedoria!
Que sensibilidade!

Mia Couto foi o vencedor da XVII edição do Prémio União Latina de Literaturas Românicas, anunciado esta semana em Roma.
Mia é biólogo de dia e escreve à noite. Ficciona factos, reiventa-os, com subtil humor e fina sensibilidade. Sempre com recurso a uma ferramenta linguística designada por português, mas que pela sua pena sofre metamorfoses, ganha novos vocábulos, renova-se.
Parabéns Mia Couto... e grata pelas palavras que "devoro" sempre com prazer infinito.
Ah! e pela entrevista fantástica.

Um comentário:

António Almeida disse...

1997
eu estava no Conselho Directivo da Escola Manuel Fernandes e fiquei encarregue de o acompanhar e apresentar à plateia de alunos.
também não o conhecia e fiquei maravilhado.
no fim comprei uns livros (para mim e para o meu sogro) e pedi-lhe que os autografasse, o que fez com uma simpatia e uma disponibilidade espectaculares...
desde essa altura que sou fã.