domingo, 22 de março de 2009

Pelos vistos parece que a democracia anda mesma alterada









A semana terminou com uma insurreição em torno de um anúncio de auto-promoção da Antena 1.
E, pasme-se! A RTP já cede à CGTP! Fantástico!
E o que dizer sobre as virgens ofendidas oriundas da Soeiro Pereira Gomes, de imediato prontas a saltar para arena mediática? Tanto cinzentismo! Definitivamente, há coisas e organizações que nunca mudam.
E a hipocrisia, que é uma coisa danada ali para as bandas da São Caetano à Lapa.!
A entidade Jota pode manifestar a sua criatividade, justificando-a em nome da liberdade de expressão (ou já todos nos esquecemos do cartaz do Pinóquio?). Mas quando se trata de outras entidades, aqui d’el Rei! Dois pesos e duas medidas?
E o que pensar da postura dos insuspeitos provedores do ouvinte e do espectador, que num parecer conjunto consideraram que o conteúdo do spot "veicula uma mensagem de tom antidemocrático, violadora de um direito constitucional"? Ora essa! A Constituição diz que temos direito à greve, mas não diz que é proibido dizer mal da greve. Mas o spot diz mal da greve? Eu não acho! Pelo menos, não lhe fiz essa leitura.
E, sim, estamos a falar de um spot, não de uma nota informativa. Estamos a falar de uma campanha criativa. Liberdade de criação, sabemos o que é? A liberdade de criação intelectual, artística e científica é uma manifestação (sim, manifestação) particular da liberdade de expressão do pensamento, encontrando-se o seu exercício protegido pela proibição constitucional de qualquer tipo ou forma de censura.
Amplamente crucificada foi a Jornalista Eduarda Maio por ter emprestado a voz à campanha. Estranho também aqui a postura dos dois provedores, ao manifestarem “reserva” pela participação da jornalista. Sendo dois homens de comunicação deveriam saber, ou pelo menos contribuir para esse esclarecimento, que o jornalista está proibido, na lei e na conduta, de dar voz e imagem à publicidade, mas não há nada que o proíba, na lei e na conduta, na participação em campanhas de auto-promoção dos media para onde trabalham.

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