quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

No fundo...











Lamentável!
Um dos maiores grupos de Comunicação Social em Portugal, a Controlinveste usou hoje a arma de arremesso do despedimento colectivo para mandar para o desemprego mais de 100 profissionais dos jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias, 24 Horas e O Jogo.
A empresa justifica-se com a evolução acentuadamente negativa do mercado dos media, em particular na área da imprensa tradicional, e a profunda quebra de receitas do sector. Tenho dificuldade em compreender esta justificação, quando, precisamente ontem, o estudo trimestral das audiências da imprensa escrita dava o Jornal de Notícias como o jornal que registou a maior subida entre os jornais diários, disputando agora a liderança com o correio da manhã.

O blog H5njornalistas interroga-se sobre o motivo porque foram admitidos há pouco tempo mais jornalistas no grupo. Desconfia que serão os mais velhos a pagar as favas.... É pertinente a observação! Portugal é um caso raro, do conjunto de outros países da velha Europa, onde estranhamente a partir de determinada idade, o jornalista é colocado na prateleira.

Nenhum comentário: