sábado, 31 de maio de 2008

Uma palavrinha à Drª Ferreira Leite







No discurso da vitória (pequenina), M. Ferreira Leite disse que:
«O partido socialista confundiu insensatez com tecnocracia e esqueceu a dimensão humana, os problemas das pessoas e das famílias, sem a qual a política se torna intolerável».
Minha senhora, vindo de si assim dito é, no minimo, surreal.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

McCann - pergunta do dia






"A investigação policial portuguesa ao desaparecimento de Madeleine McCann admite as hipóteses de «rapto, homicídio, exposição ou abandono de criança e ocultação de corpo», revela um documento oficial hoje publicado pelo diário inglês «The Times».
O mesmo documento, emitido pelo Tribunal da Relação de Évora pelo juiz Fernando Ribeiro Cardoso e datado de 29 de Abril, revela detalhes sobre pedidos do procurador público Magalhães e Meneses para aceder aos registos de chamadas e mensagens dos telemóveis de 10 números diferentes".

Como é que um documento oficial chega ao "The Times??? Algo me escapa ou anda aqui coisa?

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Manuel Sousa Casimiro II - "Eterna Rádio"










Manuel Sousa Casimiro, ao centro.




António Colaço, também ele fundador da RAL e impulsionador das rádios locais, faz-me chegar esta mensagem.
Obrigada António, por permitires esta alienação da tua evocação ao Manel, assim partilhada e difundida, tal ondas eletrodinâmicas, na blogosfera.

"O Manuel Sousa Casimiro, 52 anos, um dos fundadores da Rádio Antena Livre de Abrantes, deixou-nos. Não há uma idade para partir mas costumamos dizer que a morte o levou ainda muito jovem. Ninguém sabe de que ondas se faz a Eternidade mas sabemos que o Manel quis ajudar muita gente, na sua breve passagem por este mundo, a tornar eternos os dias habitados pelas ondas da rádio que, um dia, com mais dois ou três companheiros, primeiro, e um punhado de mais gente, depois, fizeram de Abrantes a capital das rádios locais.
O seu empenhamento, quer como rádio amador, primeiro, quer como amador da rádio a tempo inteiro, depois, faz com que o seu nome fique para sempre ligado a uma experiência que pôs Portugal inteiro a comunicar entre si desafiando os poderes instituídos de então mas acabando por ver reconhecida essa nova realidade da comunicação regional radiofónica.
Para a família do Manuel fica o meu abraço solidário.
Quanto a ti, Manel, deixo-te esta fotografia do nosso primeiro encontro de rádios, em Abrantes. A vida continua a ser um desafio enquanto não chega, para nós, esse Desafio outro, o da Eternidade".
António Colaço

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Manuel Sousa Casimiro
















Manuel Sousa Casimiro foi durante 52 anos uma força da natureza. Não admira por isso que amasse tanto a vida.
Comunicador nato, é talvez um dos homens que mais sabia de rádio neste país.
Sousa Casimiro deixa um legado e uma página de história escrita da comunicação social de Abrantes, da região e do país. Fundador, director, locutor, comercial, jornalista, o rosto visível da Rádio Antena Livre, a pioneira das rádios locais.
Mais tarde, foi fundador e director da Rádio Portalegre.
Um brutal acidente acaba de lhe ceifar a vida. Partiu sem anunciar. Despedaçou-nos!

Com a morte de Sousa Casimiro desaparece uma das figuras de referência na História – ainda recente - das rádios privadas em Portugal.
O Casimiro era, sempre foi um líder.

O Casimiro foi meu mestre. Devo-lhe muito do que sei sobre comunicação. Devo-lhe quase tudo do que sou hoje profissionalmente. Foi com ele que aprendi a trabalhar com paixão, mas sempre com rigor e respeito pelo público.
Obrigada Manel

sábado, 24 de maio de 2008

Quique Flores e o aumento da gasolina













Estou confusa!
Não sei se a noticia do dia é o novo treinador do Benfica: Quique Flores (quem é esse?) ou o novo aumento da gasolina. Deixa-me cá beliscar!

Tá um dia cinzento, não está?

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A boa moeda do Jornalismo











A jornalista Paula Sanchez, do Diário de Notícias, venceu o Prémio de Jornalismo ANMP 2008, com o trabalho "Câmaras atraem pessoas com subsídios e vantagens", anunciou hoje a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A peça, que recolheu a unanimidade do júri, foi publicada no jornal em 26 de Março do ano passado.
O júri considerou que o trabalho ilustra "uma nova realidade instalada um pouco por todo o país - a das autarquias que, de Norte a Sul, criam mecanismos, condições e atractivos para chamar aos seus territórios desertificados famílias, profissionais e empreendedores capazes de contribuir para inverter a fuga para os centros urbanos".
De acordo com a entidade promotora da iniciativa, o júri destacou ainda a "profundidade com que a reportagem foi realizada, tendo a jornalista tido a preocupação de auscultar técnicos e conhecer casos semelhantes noutros países europeus".
Foram ainda atribuídas menções honrosas, por unanimidade, a Carla Castelo, pela reportagem "Desalojados de Camarate", e a Miriam Alves (ambas da SIC), que concorreu com um trabalho intitulado "O Balneário".
A primeira reportagem retrata um caso social dramático que marcou a vida de um bairro na periferia da capital, destacando o papel da autarquia na resolução do problema, bem como as implicações ao nível da organização política local.
Quanto a Miriam Alves, o júri enalteceu a "qualidade técnica" do trabalho, sobretudo a abordagem de um tema sensível como o da exclusão social através de uma observação "quase documental e até cinematográfica" de um microcosmos no centro do qual está uma estrutura ligada à autarquia.

Condenado







Hoje também se soube que José Sócrates foi condenado pelo Tribunal da Relação de Lisboa a pagar uma indemnização de 10 mil euros por danos não patrimoniais ao jornalista do PÚBLICO José António Cerejo.
Em causa está uma carta publicada no PÚBLICO em Março de 2001, altura em que Sócrates era ministro do Ambiente, em que acusava o jornalista de padecer de "delírio, servindo (...) propósitos estranhos à actividade jornalística".
A carta era uma resposta a um conjunto de artigos de José António Cerejo sobre um subsídio atribuído pelo Ministério do Ambiente à associação de defesa do consumidor (DECO).
O jornalista considerou-se "diminuído e enxovalhado" pelas palavras do governante e interpôs uma acção judicial, pedindo uma indemnização de cinco mil contos (25 mil euros).
José Sócrates já fez saber que o advogado que o defende irá interpor recurso.
Sou comedida em comentários adicionais. Não conheço o processo.
Direi apenas que: é a vida!
(créditos da imagem: Blog o- anarquista)

Luto no Jornalismo







Foi um daqueles dias em que o jornalismo fez notícia. Para o bem e para o mal.
Partiu um “camarada”: Torcato Sepúlveda . Jornalista de grandeza: carácter humanista; profissional de referência (cada vez são menos).
Depois de ter regressado do exílio na Bélgica, após o 25 de Abril de 1974, Torcato Sepúlveda trabalhou nas limpezas e fez traduções. Entrou posteriormente como "desk" no semanário Expresso, de onde saiu para o Público. O jornalista e crítico literário era actualmente editor da NS/Notícias Sábado, revista suplemento do Diário de Notícias. Também passou pelas redacções do Semanário, de A Capital e da Grande Reportagem.
Fiquei contente por saber que enquanto por cá andou, viveu intensamente.
"Tinha opiniões desassombradas, polémicas, um estilo muito próprio", contou David Lopes Ramos, ex-editor adjunto da Cultura do Público, em declarações à Agencia Lusa, acrescentando que o jornalista era "uma pessoa de excessos, que amou muito, bebeu muito, fumou muito mas tinha um bom coração".

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Livros






A Feira do Livro de Lisboa não é um acto de cultura, é um negócio.
E os livros merecem mais respeito!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Um «docinho» bem amargo para Obama











Conta-se aqui www.publico.clix.pt que: "Barack Obama teve de pedir desculpa por ter tratado por «docinho» uma jornalista da estação televisiva local WXYZ. O candidato visitava uma fábrica de automóveis e tentou evitar uma pergunta difícil sobre os trabalhadores. A saída espontânea saiu-lhe mal... "
Por amor de Deus! Os povos andam loucos!!!!
E José Socrates que se cuide! Ainda se arrisca a ser calvanizado se, por descuido, tratar alguma senhora jornalista por "querida".

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Viagem reduzida a um cigarro












Constança Cunha e Sá, hoje, aqui www.publico.clix.pt

"[...] A “descoberta” do Público não deixa de pôr em xeque os próprios jornalistas, nomeadamente aqueles que costumam acompanhar as visitas oficiais do primeiro-ministro. Há muito tempo que é sabido, nas redacções, que o eng. Sócrates costuma fumar durante os voos oficiais: quase sempre na parte de trás do avião, junto dos jornalistas que, em muitos casos, partilham o mesmo vício. Para que não haja qualquer equívoco, devo dizer que eu, embora nunca tenha viajado com o primeiro-ministro, sempre tive conhecimento deste hábito. Devia tê-lo denunciado? Admito que sim. Se calhar deixei-me “enlaçar” por essa “relassa fraqueza” que “nos enche de culpada indulgência uns para os outros”. Mas confesso que tenho algumas dúvidas. Em qualquer caso e já que a história ganhou dimensão pública, penso que todos temos obrigação de nos confrontar com as nossas próprias responsabilidades."

Comentário: Tou mortinha para saber se algum dos jornalistas que seguia no voo fretado terá dado umas passas atrás da cortina :)
Foto roubada ao Blog http://daliteratura.blogspot.com

Vai uma reflexão?











"Que importa um país de diplomados, se o analfabetismo cívico é cada vez mais evidente?"... e muitos ainda se julgam importantes, Coitado(a)s!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Maio, maduro Maio.....













Notícias do dia verdadeiramente importantes:
1) José Sócrates cometeu o pecado gravíssimo de fumar nos céus. Uma chatice! Uma malandragem! Seria marca nacional, cubana ou venezuelana? E de onde terá vindo? Seria de contrabando? Ou roubado ao piloto? E o isqueiro? Seria “bic” ou marca branca? E a cor? Vermelha, ou seria azul? E a palha, seria de confiança? E o fumo, negro ou branco?
www.publico.clix.pt

2) Pinto da Costa e Carolina Salgado encontram-se hoje numa acareação. Pinto da Costa irá munido com a cueca de ferro? O Bobi poderá entrar? E a Carolina levará a fruta?

De resto, não acontece nada de novo. Ah, é verdade! Depois, há o Scolari que para além de não me ter convocado, também não apresentou grandes novidades para o Europeu (11 estreias).
Enfim! Vou passar o dia como os meninos da imagem. A gasolina aumentou 3 cêntimos, mas não se ouviu cá nada. Porreiro, pá!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Para quem gosta de fotografia







Encontro de fotografia "Olhares.com"
Três dias com a máquina fotográfica dirigida ao concelho de Abrantes.
Do Centro Histórico à Albufeira de Castelo do Bode, passando pelo Aquapolis ou pelo Parque Urbano de Abrantes este encontro tem por objectivo associar pessoas com o gosto pela fotografia.
Dias 16,17 e 18 de Maio.
Para além do factor promocional do concelho, o resultado dos trabalhos realizados culminará numa exposição “Olhar Abrantes” - a realizar na Galeria Municipal de Arte, de 31 de Maio a 27 de Junho.
Informações e inscrições em www.cm-abrantes.pt

domingo, 11 de maio de 2008

Até logo, Rui Costa













Desde miuda que adoptei um gosto pessoal pelo Sporting (até porque lá em casa são todos lampiões e eu sempre fui do contra). Acima da preferencia clubista, gosto muito de bom futebol. Por isso, não tenho pejo algum em vir aqui escrever que gostei muito do que vi hoje no Estádio da Luz.
O Rui Costa sempre foi uma referência, a contrastar com o pior do nosso futebol: humilde e talentoso.
Obrigada Rui.

sábado, 10 de maio de 2008

vem aí mais um messias





Já cá havia poucos...

(créditos da imagem: Henri Cartoon)

Esta menina vale ouro












Vanessa Fernandes, 22 anos, conquistou hoje, em Lisboa, o quinto título consecutivo de campeã europeia de triatlo.
É obra!!!
e é orgulho nacional! é ou não é? Ou andamos todos distraidos a pensar no Europeu de futebol??

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Jornalismo Positivo





Os trabalhos "Eu Venci o Cancro" da jornalista da Visão Isabel Nery e "O Mundo ao Contrário" da jornalista da SIC Cristina Boavida receberam um prémio de jornalismo da Novartis Oncology relativo a 2007.
Eu aprecio particularmente da Isabel Nery. Para além de jornalista, tem publicado alguns trabalhos cientificos muito interessantes sobre politica e jornalismo, que tenho acompanhado com interesse.
O prémio Novartis Oncology, que já abriu a sua terceira edição para trabalhos divulgados este ano, foi criado para estimular as iniciativas jornalísticas sobre oncologia e construir uma sociedade "mais e melhor informada sobre as temáticas relacionadas com a saúde e, especificamente, sobre o cancro".

Hoje também se soube que a jornalista Carla Pedro, do “Jornal de Negócios”, venceu a segunda edição do Prémio de Jornalismo Económico com o trabalho "Presentismo, a nova epidemia.

PARABÉNS a todas.

Novidades











Epá, foi preciso consultar o "Templário" para ficar a saber que António Paiva é o mandatário concelhio (Tomar) da candidatura do Pedro Passos Coelho.
Novidades, Novidades....

Citações...sempre actuais











"A democracia é um método que assegura que não seremos governados melhor do que merecemos."
George Bernard Shaw

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Disse alguma mentira?

Futuro dos jornais passa pela integração multimedia






Em Dezembro, Portugal discute estas temáticas num congresso sobre ciberjornalismo
Os jornais do futuro vão integrar as redacções do papel e do multimédia, vão tender a ser gratuitos, estar no online e a albergar mais espaço para a opinião.
Os dados do barómetro Newsroom Barometer mostram que a concorrência de edições em papel com a Internet pode passar pela gratuitidade e maior aposta na opinião. Para cerca de metade dos editores, a qualidade do jornalismo vai melhorar nos próximos 10 anos mas, para 25%, vai piorar.
No lado das soluções imediatas, muitos acreditam que funções tradicionais das redacções serão realizadas em outsourcing apesar da "frequente oposição" nas mesmas. 35% dos editores coloca a prioridade na formação de jornalistas para os novos media e ter mais qualidade editorial enquanto um terço deseja contratar mais jornalistas (só 22% em 2007 partilhava desta opinião).

domingo, 4 de maio de 2008

Democracia portuguesa é das piores da Europa









Li no Diário de Noticías de hoje que: "A qualidade da democracia portuguesa está longe de ser comparar às melhores democracias europeias. Ao invés, encontra-se bastante abaixo da média, situando-se ao nível de países como a Lituânia e a Letónia, e só acima da Polónia e da Bulgária (...)
No EDI, Portugal está em 21º lugar, ficando apenas à frente da Lituânia, da Polónia, da Roménia e da Bulgária. Vários países que até há poucos anos orbitavam no império soviético encontram-se melhores classificados, segundo este "top" (ver gráfico).

O que se passa então com Portugal? Olhando para o gráfico, percebe-se a resposta: de um ponto de um ponto de vista da democracia formal, Portugal fica em 14º lugar, acima de países como a Espanha ou a Grécia ou a Itália. O que puxa a democracia portuguesa para baixo são os outros critérios. Por exemplo: a participação. Aqui a posição portuguesa desce para 19º lugar. Ou seja, as instituições políticas formais estão pouco cercadas de associações cívicas que as escrutinem.
Um aspecto inovador do estudo da Demos é o que avalia também a "democracia familiar". Tenta perceber-se em que países há mais direitos para cada um escolher a estrutura familiar. Entre os 25 países analisados, Portugal ficou em 21º. No cômputo geral, a Demos concluiu o que já se intuía: há um claro padrão geográfico na qualidade das democracias. Os países nórdicos são os melhores. As democracias vão-se fragilizando à medida que se desce no mapa europeu. Os países protestantes tendem a ser mais abertos que os católicos.
Verificou-se, por outro lado, que não há uma relação directa entre a qualidade formal da democracia e a qualidade da democracia quotidiana, que é tanto aquela que se exerce numa assembleia de voto como aquela que se pratica na reunião familiar onde se decidem as férias do Verão".

sábado, 3 de maio de 2008

Onde está a pequena Maddie?














é a pergunta que se impõe, ainda e sempre.
O Editorial do DN de hoje coloca o dedo em várias feridas:
"No dia em que se completa um ano sobre o desaparecimento de Maddie é impossível ignorar que todos os protagonistas deste caso ficaram mal na fotografia.
A polícia e a justiça portuguesas, os McCann, os órgãos de Comunicação Social e mesmo as autoridades dos dois países não estiveram bem (...)
Os órgãos de Comunicação Social, nacionais e internacionais, transformaram o desaparecimento de uma criança numa telenovela da vida real. A polícia e a justiça portuguesas chegam ao fim deste ano enxovalhadas e com uma imagem que demorará anos a apagar.
José Sócrates e Gordon Brown não conseguiram resistir ao mediatismo e envolveram-se pessoalmente - uma decisão sem fundamento racional. Os primeiros-ministros de Portugal e da Inglaterra teriam muita dificuldade em explicar a diferença substantiva entre Maddie e as dezenas de crianças anónimas que todos os dias são dadas como desaparecidas nos seus países.
A opção pela mediatização do desaparecimento de uma filha foi o pecado original de Kate e Gerry McCann, que tristemente se tornaram celebridades mundiais expondo em directo a dor - facto sublinhado no primeiro aniversário do desaparecimento de Maddie, com 25 entrevistas em dois dias."
E...não querendo ser derrotista, tenho cá para mim que daqui a um ano vamos estar aqui exactamente na mesma ladainha.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa









A liberdade de imprensa, a segurança de jornalistas e a impunidade são os temas para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2007, celebrado hoje, 3 de Maio, pela UNESCO.
Segundo um relatório publicado a 1 de Maio pela organização não-governamental Freedom House, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe são os países lusófonos com «liberdade total» de imprensa. Por sua vez, Brasil, Moçambique, Timor-Leste e Guiné-Bissau são considerados países onde existe a liberdade «parcial» de imprensa enquanto Angola é o único deste grupo considerado um pais onde «não existe» essa liberdade.
De acordo com a Resolução da Conferência Geral da UNESCO: «O direito à vida, à liberdade, à integridade e à segurança, assim como o direito à liberdade de expressão são direitos humanos fundamentais que são reconhecidos e garantidos pelas convenções e instrumentos internacionais».
«Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras», aponta o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Fonte: www.alem-mar.org

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Notícias interessantes












é um regalo!
Chegar ao final deste feriado e espreitar os títulos dos jornais. Leio numa primeira página, entre outras coisas, que a Barbara Guimarães não vai para Paris acompanhar o Manuel Maria Carrilho, que vai chefiar a representação portuguesa junto da UNESCO. De facto, estou muito interessada no assunto.
Enfim! ás vezes, ler jornais não é saber mais.