sábado, 30 de junho de 2007

Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo demitida




É o Jornal "O Templário" quem o diz:

"Foi demitido o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, após uma reunião realizada ontem no Ministério da Saúde".

A ser verdade, é caso para dizer:
ATÉ QUE ENFIM!

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Na defesa do nosso Tribunal

A notícia é da Agência Lusa.
Um repto à Srª (vou deixar de tratar os doutores pelos títulos) Ana Soares Mendes: Vá! Escreva lá agora sobre a defesa pública dos interesses comunitários. Ou não lhe convém? Vá lá, inspire-se e escreva. Mas com base na verdade, que é isso que se pede a um director de Jornal.

Abrantes, Santarém, 29 Jun (Lusa) - Os autarcas de Abrantes (PS) e Mação (PSD) consideram "absurdas" a proposta de extinção dos tribunais existentes nas duas localidades, como consta num estudo encomendado pelo Ministério da Justiça ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O presidente da Câmara Municipal de Mação, José Saldanha Rocha, disse à agência Lusa que o fim do círculo judicial da região tal como existe actualmente, previsto num dos dois estudos - o outro foi encomendado ao Observatório Permanente da Justiça - na posse do secretário de Estado adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, é "absurdo e irrealista".

"Este estudo foi feito por engenheiros civis que fizeram, algures em Coimbra, uns traços, umas rectas e uniram uns pontos. Não tem sentido algum até porque foi feito por quem desconhece os fluxos e as dinâmicas locais", afirmou.

Segundo o autarca, a proposta apresentada pelo Departamento de Engenharia da Universidade de Coimbra levaria ao fecho do Tribunal de Mação e os fluxos populacionais seriam desviados para a Sertã.

"Não aceitamos ficar apenas com uma Casa da Justiça, que não é mais do que um balcão com uma pessoa lá atrás a dar umas informações, nem aceitamos que o fluxo Mação/Abrantes passe a ser Mação/Sertã. Seria de uma injustiça e violência tal para os munícipes e para o povo que, no limite, seria quem mais sofreria as consequências", frisou.

Com o redesenhar do novo mapa judiciário, o Governo pretende extinguir e criar tribunais, varas e juízos com o propósito de promover uma maior eficácia e celeridade na resposta da Justiça portuguesa.

Tal medida obrigará à transição de funções e de local de trabalho de magistrados e funcionários, previstos no Programa de Medidas Urgentes para a Melhoria da Resposta Judicial (PMUMR).

O presidente da Câmara de Abrantes, Nelson de Carvalho (PS), já reuniu com o secretário de Estado da tutela "para tentar perceber o que se passa".

Nelson de Carvalho afirmou que o primeiro se baseia numa análise do território que "não é rigorosa" e que "ignora os fluxos e as interdependências que marcam esta sub-região".

Frisando que "a proposta faz apenas parte de um estudo", o autarca não deixa de se mostrar preocupado "quando o que se propõe é a eliminação das comarcas de Abrantes e Mação e a extinção do Tribunal de Trabalho na cidade".

"Quem conhece o território sabe que esta proposta é um absurdo", acrescentou.

A presidente da delegação de Abrantes da Ordem dos Advogados, Armanda Godinho, disse, por sua vez, à Lusa que, de acordo com aquele estudo, "Abrantes é completamente retalhada entre Tomar e Ponte de Sôr, sendo que a parte de Mação irá para a Sertã".

Armanda Godinho adiantou que "Sertã passaria a ter cinco Juízos, Mação ficaria com uma Casa da Justiça e Abrantes, embora mantendo três Juízos, ficaria com competências genéricas e nenhuma especializada".

A presidente da delegação da Ordem dos Advogados alertou ainda para a necessidade de considerar "o acentuar na dificuldade de acesso à Justiça por parte da população".

Para Armanda Godinho, quando se privilegia "um sistema economicista prejudicando quem necessita dos seus serviços está a pôr-se em causa a própria soberania e o Estado democrático deste país. Portanto, passa a ser inconstitucional, por muito que se invoque que não temos dinheiro para isto e para aquilo".

Fonte do gabinete do secretário de Estado da Justiça, Conde Rodrigues, disse à Lusa que, "até Setembro, não haverá decisões sobre a matéria, mas no início de 2008 deverão começar as primeiras experiências em alguns pontos do país".

Segundo aquela fonte, neste momento "o Ministério está a ouvir os parceiros sociais e só depois será a votação na Assembleia da República", relembrando que "existe um acordo politico/partidário entre PS e PSD para a área da justiça" que prevê que as circunscrições de primeira instância respeitem os actuais Núcleos de Unidade Territorial (NUT's).

José Saldanha Rocha disse à Lusa que, "a haver ajustes, Mação deveria ficar com uma especialização, o Tribunal de Família, e Abrantes com o Tribunal de Trabalho".

Afirmando estar "em perfeita sintonia" com o autarca de Abrantes, Saldanha Rocha disse que "é tempo de esquecer as cores politicas".

"Já decidimos que vamos encabeçar uma frente única para defesa das nossa populações", disse.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

sábado, 16 de junho de 2007

E socrates deu a face




Socrates enfrentou hoje a chuva e a ira popular, em Abrantes. Do pouco que li (e só agora estou a passar os olhos por algumas noticias disponiveis on line)fico com a ideia de que fez o que um governante deve fazer: Deu a face!
"Apesar de ter sido confrontado com vários insultos e acusações como "mentiroso", José Sócrates considerou que quem o abordou dirigiu-se a ele de forma "cordial e civilizada".

Aos políticos cabe responder com "fair-play" e "ouvir com um sorriso porque (este tipo de situações) faz parte da festa da democracia", disse José Sócrates, que negou qualquer intenção do Governo de reduzir os serviços clínicos da unidade de saúde".

Um destes dias postarei aqui alguns comentários sobre uma parte do funcionamento do Hospital de Abrantes, que infelizmente tenho conhecido nos últimos dias. E como é usual dizer-se: quando passamos pelas situações é que verdadeiramente as conhecemos.

Lamento ter sido forçada a não presenciar a inauguração do Açude. Fazia disso questão por razões pessoais e profissionais. Um problema de saúde com a minha mãe privou-me desse momento. Mas, primeiro os nossos.
Para concluir, e voltando a Socrates, que não tem tido a vida facilitada,gostei da postura! A que teve hoje em Abrantes, ao dar as duas faces, diz muito da diferença que vamos encontrando nos governantes. Oxalá a conserve!

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Parabéns, Abrantes - Há 91 anos Cidade




Estou muito orgulhosa por ter escolhido ficar aqui.

a menina dos meus olhos





Abrantes foi elevada à categoria de cidade pela lei nº 601, publicada no Diário do Governo de 14 de Junho de 1916. A elevação de Vila a Cidade resultou de um compromisso assumido pelos principais dirigentes do Partido Republicano, num comício realizado em Abrantes no ano de 1907, ainda durante a vigência do regime monárquico.

sábado, 9 de junho de 2007

gostava de a conhecer

à directora da DREN.
Aquela que "enxovalhou" o presidente da câmara, por ser padre, segundo relato do próprio, hoje no www.dn.pt

Grande fanfarrona!

sábado, 2 de junho de 2007

informatizar para educar, diz que sim...



Há um velho ditado chinês que diz: "Quando vês um pobre não lhe dês um peixe, dá-lhe uma cana e ensina-o a pescar".
O governo da sociedade de informação anunciou: os mais jovens vão receber, no regresso à escola em Setembro, 240 mil computadores portáteis e acesso à Internet de banda larga, gratuitamente ou por valores simbólicos. é bonito! Mas, atenção: Oferecer computadores é um ajuda, sobretudo para as famílias mais pobres, mas não resolve o problema da iliteracia digital.
E, a propósito: Já era tempo da senhora Ministra vir a Abrantes conhecer, reconhecer, e mais alguma coisinha, o projecto "Mocho XXI", programa inovador no uso da informática na sala de aula das nossas crianças. Já lá vão uns anos e uns milhares de euros, às expensas da autarquia.
E mais: o que é vai acontecer a estas crianças quando chegarem ao próximo nível de ensino se não tiverem computador na sala de aula?

Créditos da foto: Nandito Baio

imagem de 1 seg. imagem de sempre




Sempre assim foi
Desconfio que será assim, sempre.
Os mais humildes, são os que mais dão de si aos outros.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Helpppppppppppppppp




Estou à beira de uma frequência de História Universal. Perdi as aulas sobre as 2 guerras mundiais. Não vou ter tempo para procurar livros sobre a matéria. Alguém sabe o que é que posso encontrar on-line sobre o assunto???
Please!!!!
(sou uma stressada!)

Se uma criança vive com...



As crianças aprendem o que vivem

Se uma criança vive a ser criticada
Aprende a condenar
Se uma criança vive na hostilidade
Aprende a guerrear
Se uma criança vive envergonhada
Aprende a sentir-se culpada
Se uma criança
vive na tolerãncia
Aprende a ser tlerante
Se uma criança vive a ser estimulada
Aprende a confiar
Se uma criança vive com apreço dos outros
Aprende a apreciar
Se uma criança vive com aquidade
Aprende a ser justa
Se uma criança vive com segurança
Aprende a ter fé
Se uma criança vive com aprovação
Aprende a gostar de si própria
Se uma criança
vive com aceitação e amizade
Aprende a encontrar amor no mundo

Encontrei este texto, hoje, no chão de uma rua, em Abrantes.